PRODUTOS PARA POTENCIAR
O SISTEMA NERVOSO

O cérebro é um sistema biológico constituído por biliões de células e biliões de conexões entre si através de filamentos por onde circula a energia psíquica que nos permite pensar, imaginar, sonhar, sentir, aprender, sonhar, etc.

Uma análise química ao cérebro permite concluir que é um órgão constituído 78% de água, 10% de gordura, 8% de proteínas, 1% de hidratos de carbono, 1% de sal e 2% de outros elementos menos importantes.

Cada neurónio (estima-se que o cérebro de um adulto comporta cerca de 100 mil milhões) é apoiado por células gliais cuja actividade está relacionada com funções de transporte de alimento, crescimento e manutenção. As células gliais produzem mielina - uma proteína gorda que reveste cada neurónio tendo por finalidade acelerar as transmissões de sinais electro-químicos. O conjunto da mielina que envolve todos os neurónios forma a chamada substância branca que ocupa quase metade do cérebro (esta substância, se fosse desenrolada, formaria um fio tão extenso que poderia dar duas vezes a volta à Terra!).

Elementos cruciais da actividade cerebral são os neurotransmissores. São uma espécie de mensageiros químicos que transportam os sinais entre os neurónios. Os seus efeitos sobre as células podem ser inibitórios ou excitatórios. A actividade cerebral realiza-se através de impulsos electroquímicos que se propagam ao longo das complexas redes de neurónios.
Nas áreas mais dinâmicas - envolvidas em funções como o processamento da informação - a velocidade dos sinais eléctricos é de cerca de 400 km/h. Nas zonas menos activas, essa velocidade pode não ir além de 20 km/h.

Uma alimentação saudável e equilibrada é suficiente para proporcionar a todas as partes do cérebro a energia de que carece para um funcionamento pleno e eficiente. Hoje em dia, porém, existe no mercado um número considerável de complementos que têm por objectivo fornecer um acréscimo de nutrientes que se acredita estarem directamente relacionados com actividades específicas e consideradas vitais da cognição como a memória e a concentração. Estes complementos são especialmente aconselhados para compensar carências alimentares e reduzir os efeitos das modificações provocadas pelo stress e a agitação nervosa (défice de atenção, impulsividade, intranquilidade, etc).

Uma série de produtos naturais - incluindo essências florais - contêm substâncias cujo efeito sobre o sistema nervoso é hoje reconhecido como notável. Vejamos alguns dos mais acessíveis.

Trigo Mourisco (Serrano) - Está geralmente disponível em produtos indicados para a vitalidade intelectual e a destreza de raciocínio. Contem vitamina B1, magnésio e fósforo e é especialmente eficaz nas pessoas nervosas e sensíveis ao stress urbano causador de fadiga intelectual.
Espinheiro Alvar - Diz a tradição que é um excelente revitalizador da memória e está indicado para problemas relacionados com o nervosismo e a ansiedade.
Líquido Seminal de Peixe - Segundo os laboratórios farmacéuticos contem no mínimo 16% de ADN indo fornecer os ácidos nucleicos do nosso ADN e é constituído também por um grande número de aminoácidos essenciais fundamentais para a vitalidade das células nervosas .
Proteínas do Trigo - Contêm um ingrediente activo denominado L-Glutamina, percursor do ácido glutâmico - um neurotransmissor do sistema nervoso central - que ajuda na eficiência cognitiva.
Gergelim - Semente com alto valor biológico que actua como complemento nutritivo das actividades física e intelectual. Contem inúmeras vitaminas, minerais, oligo-elementos, ácidos gordos, etc.
Flores de Crataegus - O crataegus é uma pequena árvores espinhosa cujas flores contêm flavonóides que actuam como regularizador cardíaco e também como redutor da ansiedade e do estados de nervosismo.
Flores de Escholtzia - A escholtzia é uma planta originária da Califórnia cujas flores de cor amarela contêm alcalóides que actuam sob o sistema nervoso como tranquilizante. É indicado para as crianças com dificuldades em adormecer, proporcionandoum sono tranquilo e reparador.
Ginkgo - Árvore sagrada dos templos da Ásia que existe há mais de 250 milhões de anos e cuja folha contem flavonóides que previnem o envelhecimento cerebral, melhora a memória, a atenção e o humor por estimulação da síntese de dopamina.
Ginseng - A raiz desta planta mítica da Ásia contem ginsenósidos que estão indicados para combater a fadiga em geral e o esgotamento intelectual.
Papoila Rubra - As pétalas desta planta da bacia do Mediterrâneo contêm alcalóides que actuam no sistema nervoso. Têm um efeito sedativo eficaz sobre os estados de nervosismo exessivo, a ansiedade e a emotividade-impulsividade.
Passiflora - Planta tropical originária do México e com efeitos muito positivos na redução do nervosismo, ansiedade, hiperactividade e insónia.
Valeriana - Planta europeia eficaz no combate de estados de angústia, excitação e insónia. Spirulina - Alga verde, rica em clorofila e vitaminas. Tonifica o organismo e o sistema nervoso em particular.
Pólen - Revitaliza o organismo. É rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, etc.

Algumas marcas comerciais à venda em Portugal:
Neo-brainpower - suplemento dirigido para a tonificação do cérebro, tolerado por diabéticos e constituído por ingredientes de origem natural.
Ecomemory - visa a estimulação cerebral em especial as actividades de concentração, memória e aprendizagem.
Mémoire-Plus - indicado para a vitalidade intelectual e a memorização.
Excelent-tonicum - Acção anti-stress, redutor do cansaço físico e intelectual.
Arkocápsulas - Linha de produtos com diferentes indicações, incluindo o sistema nervoso e a actividade intelectual.
Corpo & Alma - Essências florais em gotas para diferentes finalidades, nomeadamente o equilíbrio e a saúde emocionais. Para mais informações consulte a sua farmácia ou as lojas de produtos naturais. Aconselhe-se junto de um especialista credenciado.