Instituto da Inteligência

Tecnologias de Neurofeedback
Instituto da Inteligência
Clique > Neurobit Lite
Treino da mente com o recurso ao neurofeedback.

Em que consiste neurofeedback?
O neurofeedback com EEG baseia-se no registo e análise automática da actividade eléctrica do cérebro. Os parâmetros desta actividade especialmente seleccionados são apresentados para quem treina em forma de realimentação (feedback). Estes parâmetros representam determinados processos psíquicos fundamentais, que permanecem normalmente ignorados e escapam ao nosso controlo. O neurofeedback é para eles uma espécie de espelho: ao utilizar-se o sinal de realimentação, aprende-se a modelar melhor estes processos.
O biofeedback está largamente difundido na natureza; pois condiciona a existência de todos os organismos. É também utilizado em tecnologia, negócios e educação. É um método que possibilita a auto-regulação de sistemas, elevando a qualidade do seu funcionamento.
Em que se relacionam o neurofeedback e o biofeedback?
O biofeedback é uma categoria de métodos mais ampla. Estes métodos utilizam a realimentação de vários sinais fisiológicos, como por exemplo a actividade eléctrica dos músculos (EMG), a tensão da bexiga, a actividade eléctrica da pele (EDA/GSR), ou a temperatura do corpo. Estes métodos são aplicadas no tratamento ou na melhoria das funções do organismo, reflectidas por via destes sinais.
O neurofeedback EEG está entre os métodos mais sofisticados do biofeedback. Utilizando sinais provenientes directamente do Sistema Nervoso Central, ele tem uma esfera de influência mais ampla. Permite também captar certos indicadores de actividades psíquicas de nível superior.
Qual é a essência do treino de alta performance com o recurso ao neurofeedback?
A essência do treino é aprender as relações entre o nosso comportamento físico, ou as atitudes internas, e a qualidade de funcionamento de cérebro, com o uso da realimentação de parâmetros EEG. A experiência adquirida deste modo permite uma orientação mais intencional do trabalho da mente e a alocação dos seus recursos de forma mais eficiente. O objectivo é utilizar melhor o potencial da mente, para agir com mais eficácia, obter mais resultados e tornar a vida mais feliz.